Home| Quem Somos| Cursos| Serviços| Agenda| Contato    
 
       

Segundo templo mais antigo do RS, igreja de Viamão terá reforma concluída


Reparos na Igreja Nossa Senhora da Conceição começaram há cerca de um ano

Segundo templo mais antigo do RS, erguido em 1787, terá reforma externa concluída semana que vem.

Pendurados em cordas a 26 metros de altura, operários aplicam a décima e última demão de cal nas torres da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, na Região Metropolitana.

A construção – segundo tempo mais antigo do Estado, posterior apenas à Catedral de São Pedro, em Rio Grande, de 1755 – terá concluída reforma externa, iniciada há um ano, na próxima semana.

Os trabalhos contemplaram a recuperação de rebocos, a aplicação de 10 camadas de cal, a instalação de refletores para iluminar a fachada e a recuperação da Praça Cônego Bernardo Santos, em frente ao templo erguido entre 1787 e 1799.

Na manhã de quarta-feira, operários utilizavam a prática de rapel para alcançar as paredes mais altas das torres, o equivalente a um prédio de oito andares.

Desde 1998, já foram investidos mais de R$ 1,5 milhão na recuperação, mais da metade de recursos procedente de emendas parlamentares.

Nos últimos anos, a parte interna também recebeu atenção, com substituição do assoalho e recuperação das peças de madeira dos sete altares. Sob o altar-mor, uma pintura no forro, representando a Santíssima Trindade em cerca de 25 metros quadrados, foi restaurada.

Leia a reportagem completa na edição Zero Hora: www.zerohora.clicrbs.com.br

Texto: Maicon Bock | maicon.bock@zerohora.com.br