Home| Quem Somos| Cursos| Serviços| Agenda| Contato    
 
       

Ponto de cultura Teia Viva expõe mostra fotográfica “Cuidado” no Espaço de Arte do Sindicato dos Bancários

CUIDADO

O Espaço de Arte da Casa dos Bancários expôs em dezembro de 2010 até janeiro de 2011 a mostra fotográfica “Cuidado”. A série é resultado de um trabalho de seis meses realizado pela oficina de Fotografia promovida pelo Ponto de Cultura TEIA VIVA ministrada por Adriana Donato, irá circular por escolas, hospitais, postos de saúde e outros lugares. Visitação de segunda à sexta, das 9h às 20h.

A exposição mostra aspectos positivos em relação educação e o comportamento entre pessoas de baixa renda e com baixa escolaridade: o sorriso de uma criança; a brincadeira inocente com objetos simbólicos da violência; um escorregador por de trás das grades; uma placa que indica “proibido colocar lixo”; um abraço; flores na janela; o céu azul.

Coquetel de abertura da exposição, 09 de dezembro de 2010


A Oficina

O TEIA VIVA é um Ponto de Cultura, que faz parte do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. O projeto tem por objetivo promover e despertar na sociedade políticas de prevenção, resgatar a memória da sabedoria popular assim como refletir e debater a saúde pública, nesse sentido busca sensibilizar tanto usuários do SUS, como os funcionários que prestam atendimento a população.

As ações se desenvolvem a partir de três oficinas: Teatro de bonecos gigantes; Audiovisual e Fotografia.

A oficina de fotografia, inicialmente propiciou ao aluno as referências básicas das técnicas, bem como o uso de equipamento fotográfico. No entanto a fotografia é muito mais que isso, não basta uma foto com uma boa nitidez ou bom enquadramento, a composição está também no exercício do olhar.

O exercício traz a reflexão do ato fotográfico. O que é fotografia? Fotografia é cópia da realidade ou é criação? É captação da imagem, é um registro ou é arte? É expressão?

O ato fotográfico é também uma forma de se expressar, onde o aluno é levado a pensar sobre a sua produção. A partir desta idéia é instigado a refletir sobre o tema da exposição “Cuidado” e não somente o descuidado, observando os pequenos detalhes do dia a dia.

Partindo da premissa de que a fotografia pode ser apresentada ou representada através do olhar do fotografo – sendo que por outro lado, o observador poderá ter outro olhar – os trabalhos pretende alcançar pequenas mudanças na percepção de quem fotografa além de quem observa.

Adriana Donato

Acesso o Site: www.iteia.gov.br/teiaviva

(Comunicação)