Home| Quem Somos| Cursos| Serviços| Agenda| Contato    
 
       

Concluidos


Pronac: 145489 - Brasil – Dos Índios Guaranis aos Imigrantes Alemães (Humanidades) Art.18

Brasil – Dos Índios Guaranis aos Imigrantes Alemães, o projeto prevê a edição de livro de magnitude editorial e gráfica, tiragem de 3.000 exemplares, formato de 21 x 28 cm com previsão de 344 páginas, 4x4 cores, bilíngue (português/alemão) ilustrado com imagens do fotógrafo Leonid Streliaev, resgata a formação da cultura guarani. A 1º edição do Livro Sepé Tiarajú, do Escritor Alcy Cheuiche, foi lançado em 1975. Com lançamento previsto para o 2º semestre de 2014, na 60º Feira do Livro de Porto Alegre (RS).

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


Pronac: 134484 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE MÁGICA DE VERANÓPOLIS (Artes cênicas) Art.18

Realização de um Festival de Arte Mágica, com duração de três dias no segundo semestre de 2013 no município de Veranópolis (RS). O evento reúne Mágicos e Ilusionistas, para a realização de espetáculos, oficinas e palestras. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral para todos os espetáculos, limitando-se apenas à capacidade de local.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 112957 - Biografia de A.J Renner: (Humanidades) Art.18

Sinopse: Produzir um livro de alta difusão cultural em moderno projeto gráfico e conteúdo relevante sobre a trajetória biográfica de A. J. Renner. Com tiragem prevista de 3.000 exemplares, o livro, com 300 páginas, terá miolo em policromia e papel couchê fosco, com acabamento em capa dura e sobrecapa. Contará com textos dos historiadores Gunter Axt e Eduardo Bueno, com ensaio fotográfico do fotógrafo Fernando Bueno, além de exaustiva e cuidadosa pesquisa iconográfica para imagens de época.


Gestora: Adriana Donato

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 100206 - História da Faculdade de Direito da UFRGS: (Humanidades) Art.18

Sinopse: Organizar e editar uma obra, a partir de extensa e cuidadosa pesquisa, de musculatura historiográfica e de ampla difusão cultural, que sistematize a trajetória histórica da centenária Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, uma das mais antigas e influentes do País. Além da pesquisa documental realizada em acervos privados e públicos, prevê-se a coleta de 35 depoimentos de personagens cuja trajetória liga-se umbilicalmente à da referida escola.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 119677 - URBE: Cultura Visual Urbana e Contemporaneidade: (Artes Visuais) Art.18

Sinopse: Realização de 3 intervenções coletivas de arte urbana, integrando artistas e cidadãos; Realização de 3 Encontros sobre arte urbana e contemporaneidade com exposição das obras produzidas nas intervenções; Edição e publicação de 3 catálogos intitulados: URBE, com a coletânea de imagens e textos gerados nas intervenções e nos encontros. O projeto será realizado de 12/2011 até 12/2012, em Porto Alegre/RS. Não haverá comercialização nem venda de ingressos.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


Pronac: 130710 - Soleil Cultural 360 (Artes cênicas) Art.18

O projeto prevê a realização do Solei Cultural 360 com as atividades: exposição de artes visuais; 27 apresentações de teatro; 27 de dança; 27 concertos de música erudita; 27 apresentações de filmes; literatura; oficinas e construção de um site. O planejamento é que aconteça de janeiro a dezembro de 2013, na cidade de Porto Alegre, no espaço cultural do “Café du Soleil” no Centro Comercial Paseo. Todas as atividades serão gratuitas.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


Pronac: 126741 - URBE - Intervenção Urbana e o Contemporâneo (Artes visuais) Art.18

Motivado pelo projeto que teve início em 2011 e que foi financiado pelo Fumproarte, este novo projeto terá a realização de: 4 catálogos com diferentes eixos temáticos sobre cultura visual urbana e contemporaneidade (reticências urbanas, intermitências urbanas, convergências urbanas e mutações urbanas); realização de 4 debates sobre os eixos temáticos e 1 palestra com artista convidado. O projeto será realizado de 12/2012 a 12/2013 em Porto Alegre. Não terá comercialização e venda de ingressos.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


Pronac: 121071 - I Bienal do Artesanato: (Artes Plásticas) Art.18

Realizar na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre-RS, entre outubro e novembro de 2012, a I Bienal do Artesanato, da Associação dos Artesãos do Brique da Redenção e de seus 184 artistas/artesãos, que criarão peças exclusivas para o processo de seleção da mostra. Destes, 50 serão selecionados para participar da exposição. O processo seletivo será conduzido pelo curador geral com o auxílio de um corpo de jurados. Produzir um catálogo da mostra e uma cartilha. Não haverá comercialização.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


Pronac: 120594 - Experimentação do Gesto: (Artes Plásticas) Art.18

Realização da exposição “Experimentação do Gesto” dos artistas Nato Silva e Selir Straliotto, de 19 de julho a 30 de agosto de 2012, com orientação artística de Ana Flávia Baldisserotto; um encontro com os artistas; publicação de 1500 catálogos; produção e impressão de 200 DVDs. No espaço expositivo do 4º andar da Usina do Gasômetro, na cidade de Porto Alegre/RS. Entrada gratuita.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 113872 - Bionat Cultural: (Artes Integradas) Art.18

Sinopse: Serão realizadas atividades culturais durante a 4ª edição da Bionat Expo 2011, Um evento multidisciplinar, anual, dedicado ao desenvolvimento ambiental sustentável. A programação cultural acontece durante os três dias com painéis, oficinas, apresentação de videos, exposição fotográfica, artes plásticas, teatro e dança. No Centro Cultural Usina do Gasômetro patrimônio histórico do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. No periodo de 30 de setembro a 02 de outubro.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


Gênese do Estado Burguês no Rio Grande do Sul

PRONAC: 095865 (Humanidades) Art.18

Sinopse: Editar tese de doutorado de Gunter Axt defendida na pós-graduação de História Social da USP em 2001

Gestora: Adriana Donato



PRONAC: 1012262 - Cidade Poema: (Humanidades) Art.18

Sinopse: Lançado em 2009, o projeto Cidade Poema tem por objetivo colocar a literatura na vitrine, ao alcance da população, promovendo a circulação de poemas em espaços públicos como outdoors, busdoors, cartazes, distribuição de adesivos poéticos, além de oficinas de poesia e ilustração para estudantes de escolas públicas e a edição de dois livros durante o 2º semestre de 2011, em Porto Alegre/RS.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br



A Usina do Gasômetro nos dias 24, 25 e 26 de setembro recebeu a exposição dedicada ao desenvolvimento sustentável

A Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, foi palco de um evento para quem tem interesse em viver melhor. Seja produtor ou consumidor, todos estão envolvidos na busca de qualidade e soluções para nossa mesa, para nosso mundo. Depois de duas edições realizadas nos Armazéns do Cais do Porto Mauá, a 3ª BioNat Expo 2010 se instalou em um espaço cultural e histórico de Porto Alegre: a Usina do Gasômetro. O encontro foi dedicado ao desenvolvimento sustentável.

Além de reunir a Feira de Produtos Orgânicos, Fitoterápicos e Plantas Bioativas, a Mostra de Turismo Agroecológico e Rural e o Espaço da Sustentabilidade Ambiental, a BioNat Expo 2010 incluiu mais dois atrativos do perfil econômico cultural do Rio Grande do Sul: o artesanato e a gastronomia.

Nos três dias da Bionat, houve uma programação intensa de eventos simultâneos que agitou a Usina do Gasômetro. Oficinas de gastronomia, culturais e práticas de educação ambiental e alimentar, painéis, seminários, exposição e apresentação de vídeos. Uma das metas da Bionat Expo é contribuir para a adoção de novos comportamentos cotidianos, de preservação da terra e das relações entre os indivíduos e o planeta, mobilizando e sensibilizando pessoas a respeitar os três pilares básicos do desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico, proteção ambiental e equidade social.

A exposição é voltada para empreendedores, agricultores, fabricantes, comerciantes, fornecedores, distribuidores, importadores, exportadores, cooperativas, institutos de pesquisa, governos, ONGs, comunidades acadêmicas e público interessado. Entre os setores representados estão os de alimentos e gastronomia, fitomedicamentos, plantas medicinais, aromáticas e condimentares, ecoturismo, turismo rural, ensino, pesquisa e tecnologias. Na edição de 2009, a BioNat Expo reuniu um público de cerca de cinco mil pessoas.

Programa Prime

A Produtores sem Fronteiras, empresa promotora da BioNat Expo, foi selecionada para participar do Programa Prime – Primeira Empresa Inovadora, promovido em conjunto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Ministério da Ciência e Tecnologia. Seu objetivo é incentivar empresas nascentes e inovadoras e criar condições favoráveis para que essas empresas possam consolidar com sucesso a fase inicial de desenvolvimento dos seus negócios.

A Bionat Expo é um empreendimento organizado numa coprodução com a Associação dos Professores Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Agptea) e Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul, com apoio e parceria de diversas entidades e organizações nacionais de relevância e prestígio.

Diretora Executiva Vera Marsicano

Gestora: Adriana Donato

Fonte: www.clicrbs.com.br

Informações: (51) 3228-8692(51) 9117-5018. E-mail: info@bionatexpo.com.br



Prêmio: Interações Estéticas

Artes Cênicas

Iniciou no dia 12 de janeiro de 2010, no Anfiteatro do Hospital da Criança Conceição (HCC) o laboratório de experimentação em teatro de animação com objetos hospitalares. Esta é a primeira etapa do projeto teatro de animação com objetos no hospital, contemplado pelo Prêmio Interações Estéticas 2009, promovido pela Funarte. O laboratório é ministrado por Diego Kurtz, autor do projeto e funcionário do HCC.

A formação voltada para os funcionários do Grupo Hospitalar permite aos participantes conhecer as possibilidades do teatro de animação com objetos, bem como, usar essas experimentações na prática.

Na continuidade do projeto, está previsto uma mostra com imagens e performances do que está sendo produzido durante o projeto a ser apresentada pelo autor e participantes. A mostra vai acontecer nos hospitais que integram o GHC.



Coordenação do Projeto: Diego Kurtz

Produção Executiva e Fotografia: Adriana Donato

Prêmio Funarte

Mais informações acesse o Site: www.funarte.gov.br


PRONAC: 095851 - Plano de Atividades Culturais 2010: Fundação Iberê Camargo (Artes Plásticas)

Sinopse: Realizar programação 2010 da Fundação Iberê Camargo, localizada em Porto Alegre/RS. Com exposições de arte moderna e contemporânea e exposições internacionais com instituiçõees de grande visibilidade. Dar continuidade programa educativo,onde são realizados cursos, oficinas e ciclos gratuitos para todas as escolas públicas. Oportunizando, desta forma o acesso às artes as crianças, jovens e educadores, complementando o ensino curricular e estimulando a sensibilidade do público jovem para arte

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


O Mapa e a Cidade

(Artes Plásticas)

Sinopse: Realizou a exposição “O Mapa e a Cidade" da artista plástica Sueli Mousquer, nos altos do Mercado Público. Composta por 14 imagens em arte mídia ampliadas no tamanho de 1,50 m x 1,7º m - impressas em lona sannet. Bem como a apresentação de uma vídeo-arte sobre o mesmo tema, que irá ser projetado no decorrer da exposição. A exposição ocorreu no período de 1º à 25 de setembro de 2009, totalizando 25 dias.

Elaboração do Projeto e Fotografia: Adriana Donato

Patrocínio: Caixa RS


Pronac: 125633 - 6ª Feira do Livro Infantil nos Parques de Porto Alegre (Humanidades) Art.18

A 6ª Feira do Livro Infantil nos Parques de Porto Alegre, com realização no Parque Marinha do Brasil, durante 4 dias, no mês de setembro de 2012, objetiva contemplar crianças de baixa renda, proporcionando-lhes acesso à literatura e estimulando o hábito pela leitura, através de apresentações teatrais diárias; edição e publicação de um livro infantil com distribuição gratuita no evento. A expectativa do público visitante ultrapassa a casa de 50 mil pessoas, sendo destas 38 mil crianças.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


Pronac: 121825 - 3ª Bienal B: (Artes Plásticas) Art.18

Realizar a 4ª Bienal B/2012, em Porto Alegre, mostra em 30 espaços expositivos de artistas contemporâneos, no período de outubro a novembro. Proposta pedagógica com oficinas e palestra. Edição de catálogo histórico. Reestruturação do site. Entrada gratuita.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


Pronac: 089851 - Bienal B - 2ª Edição/2009 ( Artes Plásticas)

Sinopse: Realizar a Bienal B – 2ª Edição/2009, em Porto Alegre, com exposições simultâneas de artistas plásticos regionais do Rio Grande do Sul, no período de setembro a dezembro de 2009. Construir e manter um Site/Portal, que será o ponto convergente virtual de toda a divulgação das ações desenvolvidas ao longo do projeto Bienal B. Sediar o Espaço Convergente, que será a central de articulação física, de onde será distribuído o material gráfico de divulgação do evento.


Pronac: 1114583 - OFICINAS DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO TEATRAL: (Artes Cênicas) Art.18

Sinopse: Realizar oficinas de capacitação Teatral para 20 grupos selecionados, no Espaço Multicultural em Caxias do Sul; Selecionar 10 que mais se destacaram para serem premiados no 1º semestre de 2012; realizar uma apresentação dos 10 grupos premiados no Centro de Eventos Hotel Dallonder - Bento Gonçalves (RS) no dia 21/07/2012 e uma apresentação do grupo de teatro profissional; realizar 20 apresentações para escolas, espaços públicos e centros culturais do RS, em 2012. Entrada gratuita.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 1112467 - Gauchos: La Photo ano V: (Artes Visuais) Art.18

Sinopse: Realização de três exposições individuais e livro com obras inéditas dos artistas: Eloísa Tregnago; Ubitatã Braga e Luiz Gonzaga. Durante o 1º e 2º semestres do ano de 2012, na Galeria La Photo, em Porto Alegre (RS). Entrada gratuita.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 096632 - 2° Carnaval Solidário de Rua: Praia De Cidreira (Patrimônio Imaterial)

Sinopse: Realizar a Segunda Edição do Carnaval Solidário de rua, na Praia De Cidreira/ RS, nos dias 12/ 13/ 14/ 15/ e 16 de Fevereiro de 2010. Com desfiles de blocos do Município e apresentções musicais. Sendo solidário pelo propósito de arrecadar roupas e alimentos não perecíveis, tendo postos de coleta espalhados em pontos estratégicos nos dias do evento e sendo as inscrições dos blocos carnavalescos também feitos com doações.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 101601 - Radiodance – Experimento I: (Dança) Art.18

Sinopse: Estruturar companhia de dança porto alegrense composta de bailarinos-coreógrafos para pesquisa em dança contemporânea e montagem de espetáculo de dança inspirado em músicas de bandas de rock and roll contemporâneas, com apresentação em quatro exibições, sendo três em Porto Alegre (RS) e uma em São Paulo (SP), no segundo semestre de 2010.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br

>

PRONAC: 097083 - Portal Memória e Patrimônio Nacional: Material e Imaterial (Audiovisual) Art.18

Sinopse: O projeto consiste em implantar na rede mundial de computadores - Internet - um portal destinado ao campo do patrimônio histórico e cultural no Brasil, que vai prestar relevante serviços com ênfase na responsabilidade cultural. O portal com textos curtos e com linguagem acessível sobre os mais diversos temas da história brasileira e universal, disponibilizados gratuitamente aos internautas.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 095444 - Festival Letras da Terra de Artísticos Saberes (Artes Cênicas) Art.18

Sinopse: Realização de oficinas gratuitas nos segmentos: Música instrumental, artes cênicas e dança, nas escolas agrícolas de dez municípios do Rio Grande do Sul. As escolas serão o pólo que servirão de apoio ao projeto. As oficinas estarão abetas aos alunos e a toda a população. Ao final será realizado um Festival em Carazinho, reunindo todos os envolvidos. Com apresentações dos trabalhos artísticos resultantes das oficinas, bem como gravação de CD e DVD dos grupos

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 096465 - Papos de História (Humanidades) Art.18

Sinopse: O projeto prevê a edição de uma coletânea de artigos publicados pelo historiador Gunter Axt na revista Voto: política & Negócios. Impressão de 1500 cópias, com lançamento previsto para março de 2010, no município de Porto Alegre/RS.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 095822 - Uma História de Triunfo (Humanidades) Art.18

Sinopse: Produzir um livro de alta difusão cultural em moderno projeto gráfico e conteúdo histórico relevante sobre a história e o acervo histórico da cidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul. Com tiragem prevista de 2.500 exemplares, o livro, com 300 páginas, terá miolo em policromia e papel couchê fosco, com acabamento em capa dura e sobrecapa. Contará com textos do historiador Gunter Axt e ensaio fotográfico do fotógrafo Leonid Streliaev.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 104898 - Atitude NALANDA CD/SHOW 2010: (Música) Art.26

Sinopse: Produção de um CD com qualificação técnica e artística da cantora Nalanda. Realização de um Show de lançamento do CD “Atitude” no Teatro do CIEE em Porto Alegre, que introduza na agenda cultural do Rio Grande do Sul o reconhecimento do talento da cantora. Gravação de CD com tiragem de 1.000 cópias e Gravação de Vídeo Clip da Cantora Nalanda.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 092366 - As Guerras dos Gaúchos: A História dos Conflitos do Rio Grande do Sul (Humanidades) Art.18

Sinopse: Reeditar a obra coletiva, As Guerras dos Gaúchos, história dos conflitos do Rio Grande do Sul, obra coletiva, de grande difusão cultural, organizada pelo historiador Gunter Axt e lançada em outubro de 2008. Organizar o lançamento da reedição no âmbito de um seminário reunindo os diversos autores articulistas.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


Pronac: 094194 - As Filhas de Maria Antonieta (Artes Cênicas) Art.18

Sinopse: Realização e apresentação da peça As Filhas de Maria Antonieta. Com previsão de estréia no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, no mês de outubro de 2009, a peça será dirigida pelo próprio autor. O projeto prevê, ainda, a itinerância a três cidades do interior: Santa Maria, Caxias e Camaquã, contemplando assim, três diferentes regiões do estado somando 10 apresentações na temporada de estréia.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 092636 - 5º Rodeio Internacional de Cassino: (Patrimônio Imaterial)

Sinopse: Realizar um rodeio artísitico e cultural com concursos de dança, trova, ginetiada, invernada artísitica e declamações de poesia. Desta forma, resgatar as raízes e o tradicionalismo gaúcho, promovendo e difundindo a cultura local e regional, valorizando os seus potenciais. Oportunizar à comunidade uma interação com o tradicionalismo e a cultura gaúcha dos concursos campeiros e invernadas artísiticas. Na cidade de Rio Grande (RS) em setembro de 2010.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 096851 - Bicuira da Canção Nativa: Edição Pelotas (Música)

Sinopse: Este projeto tem por objetivo a realização do BICUIRA DA CANÇÃO NATIVA - EDIÇÃO Pelotas, nos dias 30 e 31 de outubro de 2010, festival genuinamente identificado com a música campeira do Rio Grande do Sul, desde sua formatação poética musical como também na tradicional indumentária (roupa típica do homem campeiro do RS), que são visualizados nos artistas e no público presente.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 102978 - Circuito Umiversitário: (Música) Art.26

Sinopse: Realizar um Circuíto Musical Universitário, em quatro univesidades de Porto Alegre e Região Metropolitana (RS): IPA; PUC; ESPM e Unisinos, no ano de 2010. Serão oito bandas gauchas, totalizando vinte shows, cinco por universidade.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br


PRONAC: 100236 - Bicuira da Canção Nativa: Edição Tropilha das Tropas: (Música)

Sinopse: Realizar o Bicuira da Canção Nativa Edição Tropilha das Tropas no município de Rio Grande/RS, nos dias 13 e 14 de novembro de 2010. Com 4 shows regional, sendo 2 por noite, incluindo a produção de um cd com as 16 finalista do festival para divulgar o mesmo. Desta forma promover a cultura do Rio Grande do sul, bem como promover o turismo no litoral em baixa temporada.

Mais informações acesse o Site: www.cultura.gov.br